Notícias

Notícia

Veja dicas para mudar de trabalho em 2023

De novembro de 2021 ao mesmo período de 2022, foram mais de 6,75 milhões de pedidos de demissão, aponta levantamento da LCA Consultores.

Nunca houve tanta gente pedindo demissão ao mesmo tempo. De novembro de 2021 ao mesmo período de 2022, foram mais de 6,75 milhões de demissões voluntárias, segundo dados da LCA Consultores.

Se você pensa em se tornar uma delas - em busca de melhor qualidade vida ou maior remuneração - veja dicas para conseguir se recolocar.

Como saber o melhor momento de mudar de carreira?

Para o gerente executivo do Page Group, Lucas Papa, antes de trilhar novos caminhos profissionais é preciso uma reflexão sobre seus objetivos, para ter certeza se continuará na mesma profissão e só irá trocar de emprego, ou se mudará de carreira.

“Por mais básica que possa parecer, é super importante que reflita sobre o seu futuro, para conseguir embasar qualquer movimentação que fará ao longo de 2023. Isso passa justamente pelo fato se você escolhe ou não uma nova área de trabalho. Antes do como, é preciso pensar se deve escolher uma nova área de trabalho e por qual razão fará isso”, diz Papa.

Como escolher uma nova profissão?

A CEO do Infojobs, Ana Paula Prado, conta que ao escolher uma nova carreira é preciso que se faça algumas perguntas:

  • Curto prazo: O que essa nova posição profissional exige? Quem são as pessoas que conheço que já estão na área e que podem me ajudar nessa transição? Existem oportunidades abertas no mercado para iniciantes nessa área?
  • Médio prazo: Quem são os profissionais relevantes dessa área? Quais os próximos passos que pretendo seguir? Quais conhecimentos devo buscar para potencializar e acelerar essa mudança de carreira?

Planejamento financeiro

Para voltar ao mercado de trabalho, o ideal que tenha um planejamento financeiro. Comece anotando em uma planilha ou em um caderninho todos os seus gastos, como o pagamento do aluguel até os gastos eventuais, como o barzinho com os amigos.

Depois de saber qual o seu gasto mensal, procure um emprego que proporcione um salário igual ou maior ao seu custo do mês. Caso não entre, terá que fazer um corte no orçamento para encaixar na nova renda.

Entenda o mercado de trabalho

Veja profissões com alta demanda. Segurança digital e sustentabilidade, por exemplo, são dois dos cargos que mais cresceram nos últimos 5 anos, de acordo com levantamento do LinkedIn. A pesquisa foi baseada nos dados a própria plataforma profissional para identificar as posições que tiveram maior demanda entre 2017 e 2022.

Uma novidade no ranking de 2023 é o cargo de Gerente de Sustentabilidade ou Analista de Sustentabilidade, o que, segundo o LinkedIn, reflete a necessidade do mercado por funções associadas ao desenvolvimento sustentável e à implementação de programas e políticas de ESG (meio ambiente, responsabilidade social e governança).

Como se destacar no mercado de trabalho?

"O profissional deve investir em estudo e capacitação. Só assim é possível estar em sintonia com o que o mercado aponta como qualidades necessárias e para ter o melhor desempenho após a mudança de carreira", afirma Gabriela Mative, Diretora de Operações da Luandre.